Um dos patrimônios históricos mais importantes do País, foi tombado há 67 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No prédio, erguido por Frei Miguel de São Francisco por volta de 1713, estão expostos objetos de arte sacra, além das ruínas de parte do convento destruído por um incêndio em 1833, onde existe um pelourinho. Construído em dois pavimentos, o convento possui vitrais de Benedito Calixto e três altares em talha.
Localizado no alto do Morro do Itaguaçu, é talvez um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Foi construído em 1563, contudo, tendo sua ermida (capela) dedicada à Nossa Senhora da Conceição em 1532, data da fundação da cidade. Com a marca inicial (o cruzeiro) é uma das primeiras igrejas construídas no Brasil, estando aberto à visitação. O visitante admirador de detalhes e da natureza, poderá notar a diversidade de pássaros que existe na região desde as árvores, no caminho da subida do Morro do Itaguaçu, até os jardins internos do Convento
História
Ladeira
Até 1752, subia-se ao Santuário e Convento de Itanhaém por uma penosa escada com 83 degraus. Só depois dessa época que se iniciou a atual ladeira e foi colocado o cruzeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário