segunda-feira, 17 de junho de 2013

Turismo auxilia estabelecimentos a se cadastrarem no Governo Federal

A Secretaria de Turismo iniciou nesta semana uma campanha de incentivo e conscientização para que todos os estabelecimentos turísticos da Cidade providenciem o Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito e a emissão do certificado para a empresa traz mais segurança para o turista que visita o Município.

CADASTUR – O programa tem como objetivo promover o ordenamento, formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos em todo o Brasil e permite o acesso a diferentes dados para esclarecer dúvidas constantes dos turistas, além de garantir alguns benefícios, tais como: Acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais; classificação dos meios de hospedagem; oportunidade de negócios e acessos a mercados nacionais e internacionais; credibilidade de que a empresa está formalizada e operando de acordo com as leis brasileiras.

Para outras dúvidas sobre o Cadastur, ligar na Secretaria de Turismo, nos telefones (13) 3426 4207 ou (13) 3427 4777, ou baixar o material

Mais informações:

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Aguardamos a presença de todos.

Esperamos a presença de todos na 3ª amostra de TCC da ETEC de Itanhaem do dia 19/06/2013 das 16h as 22h.
A presença de vocês é muito importante.
E no dia realizaremos o sorteio do livro Rota do Sol autografado.
Compareçam e se inscrevam.

Só lembrando é neste final de semana o torneio de pesca e nossa representante estará lá.

Venha pra Itanhaém.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Praças

PRAÇA CARLOS BOTELHO

Em algumas notações de jornais antigos (1948-Correio do Litoral-Setembro), cita um documento escrito por Benedito Calixto, sobre uma entrevista que o ilustre pintor fizera a uma escrava já muito idosa, em que ela confirma o local do pelourinho no então "Areal" (onde é hoje a Praça Carlos Botelho).


PRAÇA NARCISO DE ANDRADE

A Praça Narciso de Andrade forma, junto com a pequena praça Carlos Botelho, o chamado "Centro Histórico", o mais antigo local da cidade, o que no século XVI era a paliçada, pequena fortaleza que protegia a vila de ataques de índios, piratas e franceses. Na praça estão os casarios mais antigos, o prédio da Casa de Câmara e Cadeia e a imponente Igreja Matriz de Sant'Ana.


PRAÇA ÂNGELO GUERRA

A Praça Ângelo Guerra localiza-se no Bairro Belas Artes, sendo sua praça principal. O local passou por recente urbanização. É dedicada ao político Ângelo Guerra, que viveu em Itanhaém.




PRAÇA DA BÍBLIA
A praça da Bíblia foi feita para os evangélicos do município. Foi inaugurada com uma cerimônia evangélica, com músicas, oração para mais de 500 pessoas. O local possui 1.750 m² e pode ser considerada uma praça de múltiplo uso, já que abriga além do Monumento da Bíblia, jardim, playground, palco para eventos, uma sala para reuniões – a ser utilizada como sede para encontros dos evangélicos - e um espelho d’água que também serve como piscina de batismo. A obra foi realizada pela Prefeitura Municipal.



PRAÇA DO TRABALHADOR

A Praça do Trabalhador localiza-se na Vila São Paulo, reduto de antigos funcionários da FEPASA, de onde originou-se o nome de Vila Operária. Palco de manifestações do dia. Primeiro de Maio, a praça passou por recente reurbanização, sem perder a tradição do povo local que a designou para ser a praça comemorativa do trabalhador itanhaense.



PRAÇA MÁRIO BERNARDI

A Praça Mário Bernardi localiza-se na Praia dos Pescadores.






Fonte:

Contamos com a presença de vocês...

Pessoal convidamos todos para visualizarem o nosso trabalho na ETEC de Itanhaém no dia 19/06/2013(quarta-feira) das 16h as 22h.
Ja esta confirmado o sorteio do Livro da Rota do Sol.
Aguardamos a presença de todos.



Mapa.

Demos uma reformada no mapa para todas as pessoas tenham acesso aos pontos turísticos dessa linda cidade.

Morro Piraguyra

No local encontram-se formas diferenciadas da Mata Atlântica litorânea, pois o morro encontrar-se mais afastado da influência marítima, apresentando, em sua face Noroeste, uma exuberante vegetação típica.

O interesse municipal em preservar este morro deve-se à sua localização central na cidade e sua continuidade imediata com o Mangue do Piraguyra, favorecendo desta forma a preservação. Este morro possui um lago no topo, que se forma por acúmulo de águas de chuva e drenagem natural.

A Municipalidade pretende a utilização do lago em questão para fins turísticos e educacionais
visando a conscientização ecológica da população. O local é indicado para a realização de trilhas ecológicas, porém o grau de dificuldade é um pouco mais elevado do que a do Morro do Sapucaitava, pois possui locais escorregadios e uma mata intensa, exigindo atenção aos visitantes que podem se perder pelos vários caminhos da trilha.

Em um dos pontos mais altos, há o mirante, que possibilita uma bela visão do mangue e da Cidade. O Governo Municipal possui um projeto para estruturação da trilha, com corrimões e placas indicadivas, além da realização de obras no mirante, que atualmente, encontra-se de forma rustíca em meio a vegetação local. Ainda ao pé do Morro, o visitante pode encontrar a sede da Ong Ecosurfi, que desenvolve um trabalho de reflorestamento e limpeza do local, e que também, auxilia o turista quanto a informações sobre a trilha e a vegetação.

Fonte:

Morro Sapucaitava

Localizado próximo ao Iate Clube, no bairro Praia do Sonho, é um dos principais locais escolhidos para realização de trilhas ecológicas. No local, encontra-se vasta quantidade e diversidade da flora da Mata Atlântica sob direta influência marítima, além de uma fauna também bastante rica. Por ser uma área de fácil acesso e quase isenta de riscos naturais, as visitas ao local são apropriadas às crianças. No alto do morro foi construído um mirante rústico, para apreciação das praias formadoras do conjunto litorâneo itanhaense, que recebe o nome de Pedra do Espia.


Em boas condições de preservação, sendo um dos passeios tradicionais da cultura itanhaense e de turistas.

O Costão Rochoso, que no seu conjunto abrange cerca de 2 km de extensão, entremeado pelas praias dos Sonhos e Pescadores.

O Morro do Sapucaitava apresenta vegetação característica de Mata Atlântica diferenciada de áreas interiores pela influência dos ventos marinhos e dos salpicos de água salgada. Ao centro do morro, há mata secundária em estágio inicial e médio de recuperação, e em todo o seu entorno, há predominância de espécies pioneiras. Algumas das espécies botânicas formam maciços ao longo da trilha como o caeté e a pita, possibilitando facilmente o reconhecimento destes exemplares.

A avifauna também é dominante, havendo uma comunidade de Urubus instalada, que utilizam o local como descanso. Outras espécies facilmente encontradas são os Bem-te-vis, Corruíra, Pomba, Pomba-rola, dentre outros. 

História - Tombado pelo CONDEPHAAT e considerado de utilidade pública desde 15 de março de 1962, o Morro do Sapucaitava teve importante significado na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, neste período, antes do Brasil aderir ao conflito, alguns moradores da cidade garantiram ter visto uma embarcação de bananas descendo o Rio Itanhaém carregada de tambores de óleo diesel. Em seguida, ainda de acordo com declarações da época, um submarino alemão emergiu para recolher todo o produto.

Com isso, apesar da história não ter sido comprovada, 120 homens do Exército Brasileiro foram enviados ao Sapucaitava, onde passaram um ano e quatro meses patrulhando a área e pesquisando sobre um possível posto alemão instalado na costa do litoral paulista. Soldados munidos de binóculos passavam dia e noite espiando o mar do alto de uma pedra, que, por isso, recebeu o nome de "Pedra do Espia" e hoje é um dos principais atrativos do Sapucaitava. O mais curioso é que, mesmo não tendo sido confirmada a passagem do submarino por Itanhaém, em 1943, a embarcação alemã U-513, comandada por Friederich Gruggenberger, torpedeou, em Iguape, o navio brasileiro Tutóia, que transportava café de Paranaguá a Santos, com 37 tripulantes.

Fonte:

Turismo Ecológico

Com cerca de 600 km² de extensão, o município proporciona aos amantes do ecoturismo grande riqueza ambiental, visto que possui 300 km² preservados de Mata Atlântica, que integram o Parque Estadual da Serra do Mar, 50 cachoeiras e 14 praias balneáveis. Na área ecológica, trilhas são algumas opções, como a do Morro Sapucaitava, localizado na Praia dos Sonhos, que foi t tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo ( CONDEPHAAT), considerado de utilidade pública desde 15 de março de 1962, é rico na flora e fauna da Mata Atlântica, tendo como destaque a peroba, a canela, o jequitibá, a aroeira, as samambaias, as bromélias e os caetés. Os animais mais encontrados são os lagartos teiú, caxinguelê e preá, além de sábias, beija-flores, corujas, gaivotas e tiés. O morro é apropriado ao passeio ecológico envolvendo crianças, já que é de fácil acesso, Já o Morro do Piraguyra, encontra-se mais distante da influência marítima, chamando atenção, principalmente por
 
sua preservação e vegetação típica. O cuidado em preservá-lo, deve-se à sua localização central na cidade, e sua extensão com o mangue, possuindo ainda, um lago no alto do morro, formado pelas chuvas e por sua drenagem natural.

Trilha do Morro Sapucaitava
Trilha do Morro Piraguyra


Fonte:
http://www.itanhaem.sp.gov.br/turismo/turismo/turismo_ecologico.html

Visitem...


Laje Nossa Senhora da Conceição


Localização: 24º18'00''S / 046º40'00''W
Distância: 18 Km de Itanhaém
Rumo Magnético: 135º de Itanhaém
Pequena ilha de formação rochosa, possui um farol de balizamento marítimo e seu acesso é difícil. As águas ao redor também são limpas e de grande profundidade. Em todas as ilhas estão proibidos o desembarque, para a preservação dos faróis, fauna e flora.



Fonte:

Ilha Queimada Pequena

Distância da Costa: 22km 
Profundidade média ao redor: 11m. 
Rumo Magnético:195º
Coordenadas:24º 22" 30' e 046° 49" 0' 

PESCA PROIBIDA EM UM RAIO DE 1000M



Possui formações rochosas cortadas ao meio por um canal de cerca de dez metros de largura por vinte metros de profundidade. Encontra-se grande variedade de peixes, muito coloridos.
A Ilha Queimada Pequena é a ilha marítima mais próxima da costa litorânea em Itanhaém. Trata-se de uma ilha de pequeno porte, distante da costa continental 22km, onde pode-se visitar a nível de visitação e mergulhos de apreciação. Pode ser alcançada de barco comum tendo em média um tempo de uma hora e quarenta minutos de lanchas.
Um canal de cerca de vinte metros. Encontra-se grande variedade de peixes, muito coloridos. Durante o trajeto de acesso à ilha, golfinhos e peixes-voadores oferecem espetáculo à parte.

O platô que a compõe é formado unicamente por rochas, em uma parte, a menor, que é plana e a outra parte, a maior, íngreme e com vegetação natural que nasce entre os rochedos, típicas, da família dos ananás, babosa, etc. Do lado do rochedo íngreme, ao nascente, encontram-se grande quantidade de gaivotas que ali vivem e chocam seus ovos. O cume desta parte da ilha é totalmente encoberto por vegetação, sendo impossível o acesso pelo nascente.

No platô plano, cujo nome é Laje da Noite Escura, não há quaisquer tipos de vegetações ou coberturas. É a parte em que mais se encontra ouriços do mar, oferecendo grande perigo para quem ali acessa. Na parte do nascente encontra-se grande quantidade de mariscos de ótimo tamanho, que crescem muito devido à dificuldade de acesso de predadores ou "catadores" de mariscos.
Fonte:

Jararacas Ilhoas


Um pouco de explicação sobre as cobras da Ilha da Queimada Grande.

Com  15 000 cobras - no mínimo - que povoam a ilha, quase todas serpentes da espécie Bothrops insularis (jararacas ilhoas). São parentes das jararacas continentais, só que donas de um veneno de 12 a 20 vezes mais forte. A ilha é um paraíso com excesso de serpentes.
O desenvolvimento dessa espécie se deu por causa do isolamento geográfico a que foi submetida desde a época da glaciação da Terra, há uns 10 000 anos. Quando as águas do degelo cobriram grandes extensões de terra, formaram-se várias ilhas, como essa. A maioria dos animais migrou para o continente. Os demais, impossibilitados de nadar, ficaram confinados, sobreviveram apenas aqueles que puderam se adaptar às condições da ilha.
Presa numa ilha rochosa onde o alimento se resume a aves, a jararaca passou a subir em árvores, o que não é natural para as espécies do continente. Seu veneno tornou-se mais potente para garantir a morte imediata da presa que, se demorasse para morrer, poderia acabar no mar. A cor da pele da cobra tornou-se menos vistosa: ocre uniforme, que varia até um marrom claro, chamando pouca atenção.





Fonte:

Ilha Queimada Grande

Ilha da queimada Grande também conhecida como ilha das cobras.
Está localizada a 35km da costa continental de Itanhaém, nas coordenadas 24° 29"e 45' e 046° 40"e 30', visível a 33N.M. (61km), Rumo Magnético 180° em 1997, tendo as dimensões de 1500 x 500m². A placa que existia na Ilha Queimada Grande alertando para as cobras venenosas, desapareceu. Foi arrancada pelo tempo. Mas para os pescadores da região o aviso era desnecessário. Todos sabem que a ilha não é um lugar receptivo e jamais desembarcam lá. São esses homens do mar os responsáveis pelo nome da ilha. Cientes do risco que corriam ao desembarcar em terra firme, eles ateavam fogo na mata costeira para afugentar as serpentes. A técnica deu origem à denominação Queimada Grande, mas foi incapaz de ameaçar o reinado da Jararaca-Ilhoa.

O desembarque na Ilha Queimada Grande é proibido. Não há extensão de praia devido à pouca presença de areia ao redor da ilha. Possui duas elevações: a primeira mais plana onde se localiza um pequeno farol e a segunda constituída por uma elevação de 206 metros. Não há praias nem enseadas que possam facilitar o desembarque, que é feito nas plataformas rochosas, de grande quantidade de limo, o que torna ainda mais difícil. 

Sua vegetação é composta por árvores altas, formando maciço bosque. Em seus rochedos formam-se grutas. Jamais uma reserva de Mata Atlântica teve protetores tão temidos quanto a Ilha Queimada Grande, que dista 36 km. da costa continental de Itanhaém. Lá não existe posto da Polícia Florestal, nem um plantão permanente de bravos ecologistas. Mas poucos se atreveriam a disputar o território com as 15 000 cobras - no mínimo - que povoam a ilha, quase todas serpentes da espécie Bothrops insularis , mais conhecida como jararacas ilhoas. São parentes das jararacas continentais, só que donas de um veneno de 12 a 20 vezes mais forte. A ilha é um paraíso com excesso de serpentes.

Povoadas de uma infinidade de animais marinhos (barracudas, peixes-frade, peixes-voadores, arraias, tartarugas),as águas do entorno da Ilha têm ótima visibilidade e uma atração extra: o naufrágio do Tocantins, um cargueiro de 110 metros de comprimento que se encontra quase na vertical. Há também o navio mercante Rio Negro, já aos destroços, um pouco afastado do local onde se encontra o Tocantins.

Não é à toa que ninguém mais mora lá desde 1918, quando a marinha automatizou o farol da ilha. Até então, apesar da inexistência de água potável (os animais bebem apenas a água da chuva), havia sempre um faroleiro com sua família na Queimada Grande. Mas os sucessivos relatos de acidentes fatais com cobras inviabilizaram o farol manual e chamaram a atenção dos biólogos do Instituto Butantã, que intensificaram as viagens à ilha a partir de 1984, tendo a primeira pesquisa científica neste viveiro natural para o estudo desse estranho fenômeno biológico, se deu em 1914, mas somente em 1920 foi possível um estudo mais detalhado da espécie por Afrânio do Amaral, do Instituto Butantã.

Fonte:

Ihas Oceânicas

Por possuir águas transparentes e azuis em todas as estações do ano, principalmente nas Ilhas da Queimada Pequena e da Queimada Grande, Itanhaém é considerada o sétimo melhor local para a prática deste esporte no Brasil, e uma das melhores do Litoral da região Sudeste, em mergulho de observação, na qual são proibidas a pesca e a caça submarina, bem como o desembarque nas ilhas, visto que são Parques Estaduais. 




A empresa Feitiço Baiano promove mergulhos em diversos lugares, como o Parcel Dom Pedro e Dos Reis, Da Conceição, Noite Escura e da Una, além de naufrágios. O preço varia de acordo com o lugar escolhido, sendo necessário agendamento de um dia de antecedência, com no mínimo 12 pessoas para cada passeio, tendo 12 horas de duração cada.
A Queimada Grande, por exemplo, oferece várias concentrações para mergulho, com profundidades que variam de 8 a 35 metros. Existem em suas águas, dois naufrágios, Rio Negro e Tocantins, que integram bastante vida, podendo inclusive observar as caldeiras, as máquinas, eixo, proa em ótimas condições, casario de popa, hélice, partes do leme e correntes com duas enormes âncoras. No mesmo ponto da ilha pode-se encontrar "saco das bananas", um local muito admirado para os mergulhos noturnos devido a suas boas condições de abrigo e menores profundidades, onde se encontram interessantes formações rochosas que protegem muita vida nas suas reentrâncias.


Ilha da queimada grande
Ilha da queimada pequena
Ilha das Cabras
Laje Nossa Senhora da Conceição





Feitiço Baiano
Passeios de barco em alto-mar.
Tel: (11) 9562-3515 / (13) 9718-8149











Venha pra Itanhaém...
Fonte:

Praia da Saudade


Seu nome está ligado à bucolidade do local, deserto e sossegado, por onde se caminha para atingir o cume do morro que forma, o Sapucaitava, de onde pode se obter lindíssimos visuais em seu cume. Caminhando pelo costão, acessa-se à Praia dos Pescadores.



A Praia da Saudade é localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, e é acessada através da trilha, com entrada pela Rua Sebastião das Dores. A praia, na verdade, é o leito do rio aos pés do morro, e é protegida pelas formações rochosas como a Pedra do Carioca e o costão do morro que leva até o seu lado sul, atingindo a Praia dos Perscadores.
Os pescadores amadores ficam muito tempo nesta praia e na Pedra do Carioca, é um local muito bucólico. É comum observar bandos de gaivotas tomando sol pela manhã ou à tarde.


O local da praia atual fica parcialmente encoberto na maré alta. Bonita vista da cidade, do rio e da barra. Vista da Pedra do Carioca e caminho pelo costão do Morro do Sapucaitava, onde há uma vista espantosa da costeira. Bela vista da cidade, do outro lado da barra. Praia própria para a pesca com vara ou banhos de rio (atenção para a força das correntes). Acesso pelo Rio, por barco, ou a pé, seguindo pela trilha do Morro do Sapucaitava, localizada bem atrás do Iate Clube Itanhaém.











Venha pra Itanhaém...
Fonte:

Rio Itanhaém


O Rio Itanhaém, após receber as águas do Rio Preto pelo lado direito e as águas do Rio Branco pelo lado esquerdo, tem uma extensão aproximada de 7 Km até sua foz, na cidade. Seus afluentes, a partir deste encontro até a foz, recebe os seguintes afluentes:

•  Rio Guapurá
•  Ribeirão Cabuçú
•  Rio Negro Morto
•  Rio Volta Deixada
•  Rio Campininha
•  Rio do Poço


NAVEGABILIDADE DOS RIOS
Antigamente, todos os rios que formam a bacia hidrográfica de Itanhaém, eram navegáveis até suas cabeceiras. Hoje, devido a deposição de sedimentos, sua navegação está restrita para embarcação de médio porte e o restante com embarcações pequenas, ainda podendo-se atingir lugares remotos.

PESCA
No Rio Itanhaém ainda pode-se encontrar todas as espécies de água doce e até onde a água salgada atinge pode-se também encontrar espécies de água salgada. Dentre as variedades mais freqüentes, podemos citar o Robalo (até 18 kg), Tainha, Parati, Caratinga, Bagre(cabeçudo até 12 kg), Pescada, Sargo, Mero e até pouco tempo atrás via-se a entrada de Botos (parente do Golfinho).







Venha pra Itanhaém...
Fonte:


Rio Preto


Tem uma extensão aproximada de 30 km e um desnível de 03 km até seu encontro com o Rio Branco. Situa-se do lado direito do Rio Itanhaém, recebendo este nome de Rio Preto, pela coloração de suas águas cujas origem são contravertidas.
Em seu curso lento e calmo pela baixa velocidade oriunda das inúmeras curvas e meandros, recebe os seguintes afluentes: (na ordem da nascente para a foz)
Onde esta localizado o Country Club.

•  Rio Caepupú
•  Ribeirão do Bananal
•  Rio Itariri
•  Córrego Coatinga
•  Córrego da Palha
•  Rio Taquarú 
•  Rio Cutium ou Rio Petium 
•  Lagoa da Boacica
•  Rio das Cantareiras
•  Rio Tambotica
•  Rio Indiaimba Encontro com o Rio Branco.

Venha pra Itanhaém...
Fonte:

Rio Branco


Tem uma extensão aproximada de 30 km e com um desnível de 5 m até seu encontro com o Rio Preto, tendo suas nascentes na Serra do Mar, no vale do Rio Branco e correndo na parte inicial entre duas serras, como uma calha.
Esta particularidade torna-o motivo de precaução em dias de chuvas, pela velocidade de suas águas e atura de seu nível.

Em seu curso recebe os seguintes afluentes:

•  Rio Mambú hoje fonte alimentadora da região
•  Rio Indiaiauba (mesmo do Rio Preto)
•  Rio Moenda
•  Ribeirão Sitio Grande
•  Ribeirão Barra do valo
•  Ribeirão Caputo Mirim
•  Ribeirão Montevidio
•  Rio Acima Encontro com o Rio Preto.


Venha pra Itanhaém...
Fonte:

Rios de Itanhaém

Conhecida como Amazônia Paulista, devido o encontro das águas do Rio Preto, que tem como característica a cor escura de suas águas, com o Rio Branco, que possui águas cristalinas, que formam o Rio Itanhaém.

A Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil Km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis.

Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora.

Pode-se conhecer o Rio Itanhaém através de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer localizado na alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próximo ao Itanhaém Iate Clube. O serviço é prestado em dois horários, às 9h30 e às 15h30. O passeio custa R$ 25,00 para adultos e crianças pagam R$ 10,00 (por pessoa). O roteiro que começa no Rio Itanhaém, é realizado com no mínimo seis pessoas, tendo duas(2) horas de duração, na qual os turistas percorrerão aproximadamente 4 km e meio, até o encontro dos rios Preto e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima, tendo a travessia como ponto final o Country Club.

O local conta com toda estrutura necessária para receber visitantes, que poderão desfrutar dos caiaques, pelo valor de R$ 5,00, o aluguel de 30 minutos, contando ainda com churrasqueiras, onde o cliente terá apenas que consumir as bebidas. Mas para quem prefere conferir as especiarias, o Country também possui grandes variedades de porções, como a de cação e camarão. Tudo isso sem contar com as especialidades da casa como a Tainha na Telha e o Lambe-Lambe. Outra opção de parada é a Ilha do Rio Acima, popularmente conhecida por 'Ilha do Maurício', que proporciona ao visitante diversas opções de diversão como campo de futebol, praça de alimentação, e iguarias como porções de peixes, salgados e bebidas.

Fonte:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novidades para os moradores. Cursos do CETPI já esta com calendário.

O Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI) estará com inscrições abertas a partir do dia 16 de julho, das 8h30 às 17 horas, para 24 opções de cursos em diversas áreas para o segundo semestre deste ano. O espaço está localizado na Rua Victor Meirelles, 35, no Belas Artes. Para cada curso haverá um dia determinado para a inscrição, conforme tabela abaixo.

Para se inscrever nos cursos, o interessado deverá comparecer ao local munido de cópia do RG ou CNH, comprovante de escolaridade, possuir no mínimo 16 anos completos e entregar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém.

Mais informações:

Livro do Rota do Sol será lançado no Espaço Gabinete de Leitura nesta quinta-feira (6)

O livro do programa da TV Tribuna Rota do Sol será lançado no Espaço Gabinete de Leitura, nesta quinta-feira (6). A noite de autógrafos com a apresentadora Rosana Valle será às 19 horas, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro Histórico.
Em sua segunda edição, o livro traz fotos, crônicas e curiosidades de mais de 50 pontos turísticos regionais e internacionais visitados pela jornalista Rosana Valle e sua equipe. Itanhaém está entre os cenários escolhidos pelo programa com imagens que servem como roteiro para quem deseja se aventurar nas paisagens e monumentos históricos encontrados no Município. 

Aberto ao público, esta será a quarta noite de autógrafo do volume, que passou por Santos, Registro e Bertioga. Em Itanhaém, a obra será vendida exclusivamente na Omuro, localizada na Rua João Mariano, 193, no Centro.


Fonte:

‘Se Vira nos 30’, do Domingão do Faustão, faz seletiva em Itanhaém nesta sexta-feira (7)

Qual é o seu talento? Suas habilidades poderão ser reveladas no ‘Se vira nos 30’, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. A produção fará em Itanhaém, na sexta-feira (7), a seletiva de artistas e pessoas interessadas em participar do quadro. Os participantes terão que comparecer, das 11 às 16 horas, no anfiteatro da E.M Noemia Sales Padovan, na Rua L, s/nº, no Guarapiranga.

Para participar não há limite de idade, mas a pessoa com menos de 18 anos deverá estar acompanhado do responsável durante a seletiva. Se for aprovado, o candidato se apresentará no programa do Faustão.


Fonte:

Circuito das Praias 2013


De 20 maio a 12 junho: 10km e 5km = R$60  /  Caminhada = R$50

Venha participar...

terça-feira, 4 de junho de 2013

Aeroporto de Itanhaém

Aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, mais conhecido como Aeroporto estadual de Itanhaém, é um aeroporto localizado no município. Possui boa infra-estrutura, tem uma pista de pouso e decolagem de 1.350 metros por 30 metros de largura, superior a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Seu terminal de passageiros opera com aviões de porte médio como Boeing 737400 com capacidade para 100 pessoas e Folcker 100. 

Conta ainda com check-in, locadora de veículos, estacionamento, pátio para aeronaves com 7 mil metros quadrados, seis hangares - com espaço para expansão de mais quatro -, via de taxiamento pavimentada e seção contra-incêndio. A distância do aeroporto até o Centro da Cidade é de 3 km.

Durante o verão é grande a procura por vôos panorâmicos sobre as cidades do litoral sul. Além dos passeios, o aeroclube oferece também serviços de táxi-aéreo.

O aeroporto esta localizado na Av. José Batista Campos Telefone: (13) 3422-2852

Venha pra Itanhaém...

Torneio Municipal de Pesca Esportiva

Olá pessoal...
Neste final de semana é o torneio de pesca esportiva...
E eu Ariane estarei representando a Itatur neste evento.
Já estou com a camisa.
Aguardo a presença de vocês.

Abraços
Venha pra Itanhaém...

ETEC de Itanhaém terá programação para a Semana do Meio Ambiente

Além da tradicional distribuição de mudas nativas e atividades educacionais desenvolvidas nas escolas em comemoração a Semana do Meio Ambiente de Itanhaém pela Prefeitura, a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itanhaém, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), preparou atividades para toda a população, incluindo uma conferência, palestra e curso com especialistas da área. O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 e terá início às 19 horas.


No primeiro dia haverá palestra com o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Willian de Souza Carrillo, que falará sobre a atuação do conselho no Município e sobre a sua importância para a preservação dos ecossistemas da Cidade e conscientização das pessoas quanto à importância de preservá-los.
Na quarta-feira (6), será ministrado um curso pelo biólogo Alex Sandro da Cruz, que faz parte do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), da Universidade de São Paulo (USP), sobre o Projeto Cultivar.

O projeto é desenvolvido nas dependências da USP e consiste em ensinar maneiras de cultivar mudas nativas da Mata Atlântica para doação, recuperação florestal e arborização urbana. Em 2011, Alex Sandro recebeu o prêmio “Mérito Ambiental” pelos trabalhos desenvolvidos no projeto. Neste dia, os participantes do curso receberão mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Já no último dia das comemorações, a população poderá participar da Conferência Livre sobre Resíduos Sólidos. Será uma etapa preparatória para a Conferência Municipal do Meio Ambiente, com previsão para ocorrer em julho. As pessoas poderão sugerir ações como alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos (lixo urbano). Estas sugestões serão discutidas e debatidas na Conferência Municipal.

Toda a programação será desenvolvida na ETEC de Itanhaém, que está localizada na Avenida José Batista Campos, 1.431, no bairro Anchieta. Vale lembrar que para participar os munícipes deverão fazer um cadastro no local a partir das 19 horas. Às 19h30 começarão as atividades. Todos os cursos terão certificados.

Fonte: