Em algumas notações de jornais antigos (1948-Correio do Litoral-Setembro), cita um documento escrito por Benedito Calixto, sobre uma entrevista que o ilustre pintor fizera a uma escrava já muito idosa, em que ela confirma o local do pelourinho no então "Areal" (onde é hoje a Praça Carlos Botelho).
PRAÇA NARCISO DE ANDRADE
A Praça Narciso de Andrade forma, junto com a pequena praça Carlos Botelho, o chamado "Centro Histórico", o mais antigo local da cidade, o que no século XVI era a paliçada, pequena fortaleza que protegia a vila de ataques de índios, piratas e franceses. Na praça estão os casarios mais antigos, o prédio da Casa de Câmara e Cadeia e a imponente Igreja Matriz de Sant'Ana.
PRAÇA ÂNGELO GUERRA
A Praça Ângelo Guerra localiza-se no Bairro Belas Artes, sendo sua praça principal. O local passou por recente urbanização. É dedicada ao político Ângelo Guerra, que viveu em Itanhaém.
PRAÇA DA BÍBLIA
A praça da Bíblia foi feita para os evangélicos do município. Foi inaugurada com uma cerimônia evangélica, com músicas, oração para mais de 500 pessoas. O local possui 1.750 m² e pode ser considerada uma praça de múltiplo uso, já que abriga além do Monumento da Bíblia, jardim, playground, palco para eventos, uma sala para reuniões – a ser utilizada como sede para encontros dos evangélicos - e um espelho d’água que também serve como piscina de batismo. A obra foi realizada pela Prefeitura Municipal.
PRAÇA DO TRABALHADOR
A Praça do Trabalhador localiza-se na Vila São Paulo, reduto de antigos funcionários da FEPASA, de onde originou-se o nome de Vila Operária. Palco de manifestações do dia. Primeiro de Maio, a praça passou por recente reurbanização, sem perder a tradição do povo local que a designou para ser a praça comemorativa do trabalhador itanhaense.
A Praça Mário Bernardi localiza-se na Praia dos Pescadores.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário